As defensas metálicas são dispositivos essenciais para a segurança dos usuários nas rodovias, é considerado um dispositivo de contenção longitudinal e tem um papel fundamental na redução da severidade de um sinistro em caso de uma colisão, pois evita que o veículo atinja um obstáculo fixo ou venha a cair em um talude crítico. Para garantir seu desempenho e conhecer as características de performance em uma situação real de impacto, é realizado o ensaio de “crash test” utilizando um veículo com massa, ângulo e velocidade determinada, de modo a replicar a situação real da rodovia. Os procedimentos de ensaio, seguem as diretrizes da Norma Técnica ABNT NBR 15486 e padrões internacionais de segurança viária.
A Evolução da Norma Técnica ABNT NBR 15486 e o ensaio de “crash test”
Com a publicação da Norma Técnica ABNT NBR 15486 em 2007, o Brasil passou a ter a mesma referência de padrões adotados em países desenvolvidos, com as defensas metálicas “certificadas”, que são validadas através do ensaio de “crash test” e a aplicação da norma ganhou força na revisão publicada no ano de 2016, período que coincide com a Primeira Década de Segurança no Trânsito (2011 a 2021), que teve como meta global a redução em 50% das taxas de feridos graves e vítimas fatais no trânsito.
Na revisão de 2016, a Norma Técnica recebeu mais detalhes sobre os ensaios de “crash test” que seguem padrões de normas internacionais, como a UNI EN1317, uma norma utilizada em países da União Europeia e que o Brasil adotou na ABNT NBR 15486.
A validação das defensas metálicas certificadas, resulta em um relatório técnico completo do ensaio, com registro fotográfico, vídeos, gráficos e dados completos do sistema. Todo este processo faz parte de uma certificação do sistema, e para o fornecimento das defensas metálicas no Brasil, o fornecedor deve cumprir uma série de requisitos, devendo ter carta/certificado de aprovação emitida por órgão competente.
Ensaio de “Crash Test” Defensa Metálica H2AW4 Armco Staco
Parâmetros do ensaio de “crash test”: nível de contenção, severidade do impacto e espaço de trabalho
Durante o ensaio de “crash test” são determinados três parâmetros que determinam as características das defensas metálicas: Nível de Contenção, Severidade do Impacto e Espaço de Trabalho.
Nível de Contenção: Através de uma matriz de ensaio do impacto (massa do veículo, ângulo e velocidade) é determinada a capacidade da defensa metálica de conter diferentes tipos de veículos durante a colisão com o dispositivo. As defensas metálicas são projetadas para conter, veículos leves até veículos pesados, como caminhões de 38 toneladas de massa. O nível de contenção é definido pela capacidade da defensa metálica de conter, absorver parte da energia do impacto e redirecionar o veículo em segurança, de forma a evitar que o veículo ultrapasse a barreira e tenha a gravidade do sinistro agravada em uma colisão com obstáculo fixo ou outro risco na lateral da via.
Níveis de Severidade do Impacto: Esse critério avalia o efeito do impacto sobre os ocupantes do veículo, priorizando as taxas de desaceleração nos ocupantes do veículo. Por meio de análises detalhadas, os testes verificam a desaceleração e o deslocamento do veículo ao colidir com a defensa metálica, assegurando que a energia do impacto seja controlada, de modo a preservar a integridade e segurança dos passageiros.
Área de Trabalho: Este parâmetro especifica o espaço que a defensa metálica trabalha (deflete) durante o impacto, assegurando uma área de trabalho segura, evitando que o veículo atinja o obstáculo fixo ou outros perigos na lateral da via.
Maior espaço de trabalho, pode resultar em menor taxa da severidade e melhor dissipação da energia durante o impacto, ou seja, na existência de perigo na lateral da pista afastada e dentro da zona livre, deve-se considerar o maior espaço de trabalho possível para a segurança do usuário.
Matrizes de ensaio do impacto
A matriz de ensaio do impacto define as condições específicas do ensaio de crash test, a massa do veículo (leve e pesado), a velocidade do veículo durante o impacto e o ângulo de colisão com a defensa metálica, essas características estão definidas na norma EN 1317, que também estabelece diversas classes de desempenho para diferentes níveis de contenção (matriz de ensaio do impacto), critérios de aceitação e os métodos de teste. Essas simulações controladas replicam cenários reais, que permitem avaliar a colisão com as defensas metálicas.
Ao atender aos requisitos da Norma Técnica ABNT NBR 15486, as defensas metálicas garantem sua capacidade de contenção, alinhada com as necessidades de diferentes rodovias.
Armco Staco: segurança é o nosso negócio
Com base em todos esses critérios, a realização do crash test, garante que as defensas metálicas ofereçam o máximo de segurança para os usuários das rodovias. A Armco Staco segue rigorosamente todas as diretrizes da ABNT NBR 15486, assegurando que cada defensa fornecida atenda aos padrões mais altos de qualidade e segurança estabelecidos, protegendo vidas e proporcionando mais segurança nas rodovias brasileiras.